sábado, 30 de novembro de 2013

CITAÇÕES



O texto do Papa propõe uma ideia radical: a de que nesta violência social, há “algo de novo: os excluídos não são explorados, são lixo”.
(…)
Mas, se a exclusão cria lixo, então é porque já ultrapassámos o limiar da humanidade, e esse é o extremismo que causa toda a desgraça.
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

A escola pública de qualidade é atacada porque é um forte instrumento de mobilidade social ascendente.
(…)
Esta direita já não se abstém de querer outra Constituição. Quer uma lei das leis onde esteja escrito como título dos títulos: "o que os mercados querem tem de ser feito".
(…)
Entretanto, grandes detentores de capitais procuram novas esferas de valorização do imenso dinheiro de que se têm apropriado e logo olham, gulosos, para a saúde, a educação e as pensões como o eldorado do futuro.
(…)
Precisamos de dar sentido a palavras como igualdade, justiça, reforma, progresso, trabalho, emprego, liberdade, democracia.

Muito do discurso contra os velhos, que começa, em bom rigor, cada vez mais cedo, quando se perde o emprego e se fica “gasto” para o mercado de trabalho, é um discurso que pretende ser utilitário no plano político, e é isso que o torna moralmente desprezível.
(…)
[Em Viana do Castelo] o que vai acontecer é um enorme despedimento colectivo feito pelo Estado, o encerramento dos estaleiros à construção naval, o preço de saldo para a Martifer após o Estado, como no BPN, pagar todos os custos.

Apesar de a idade legal de reforma ser de 65 anos, a idade efectiva de saída do mercado de trabalho é de 68,4 anos para os homens e 66,4 para as mulheres, bem superior à média da OCDE.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

O mundo encantado da globalização que nos querem vender é um treta… Que fazer, então? Simplesmente o que nos é moralmente pedido: submeter o poder da finança ao poder civil.
João Caraça, Expresso (sem link)

De facto, já toda a gente percebeu que vender a austeridade como cura é charlatanice.
Joana Amaral Dias, CM (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário